A bandeira Elo: características e vantagens da gigante brasileira


Foto: Joshua Ness/Unsplash

Para quem ainda acha que cartões de crédito se resumem a duas bandeiras, saiba mais sobre o cartão Elo e por que ele deve ser levado em conta na hora da escolha.

Vamos fazer uma brincadeira: pense rápido em duas bandeiras de cartão de crédito! Ainda que o título desta matéria possa levar a resultados diferentes, se você é como a maior parte das pessoas, é provável que tenha pensado em Visa e Mastercard.

Líderes de mercado, as duas estão entre as marcas mais conhecidas do mundo. Mas, na hora de escolher a bandeira do seu primeiro ou próximo cartão de crédito, vale considerar outras opções para encontrar a que mais tem a ver com seu perfil. Entre elas, a bandeira Elo.

Criada a partir de uma parceria entre Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco, a Elo já espantou muitos clientes que temiam encontrar uma baixa aceitação — o que, de fato, era um problema. Hoje em dia, no entanto, ela é aceita em mais de 2,5 milhões de estabelecimentos no Brasil. E conta com benefícios exclusivos para seus clientes.

 

Aceitação da bandeira Elo no Brasil e no exterior


Embora seja nacional, a bandeira é aceita em mais de 190 países ao redor do mundo. Foto: Capturing the human heart

Nenhum benefício do cartão de crédito faz sentido se você não puder usá-lo para pagar suas despesas. Afinal, uma das maiores vantagens dessa forma de pagamento é ter até 40 dias para fazer isso. Ainda, como acumular milhas em programas de recompensas se o cartão nunca é aceito? Por isso, nada mais justo que começar a apresentação da bandeira Elo falando da sua rede de aceitação no Brasil e no mundo.

Quem teve um cartão Elo antes de agosto de 2017 deve lembrar que era comum encontrar prestadores que não passavam a bandeira. Isso acontecia porque, até essa data, os estabelecimentos eram obrigados a contratar máquinas Cielo (do mesmo grupo) se quisessem receber pagamentos com cartões Elo.

Em julho de 2017, porém, uma determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) proibiu a prática, afirmando se tratar de uma relação de exclusividade, o que prejudicava a concorrência. Com isso, os cartões Elo passaram a ser aceitos em todas as maquininhas. Ou seja: no Brasil, a aceitação da bandeira é tão grande quanto a dos cartões Visa e Mastercard. Abaixo, reunimos alguns dados sobre os cartões Elo:

  • São aceitos em mais de 2,5 milhões de estabelecimentos no Brasil;
  • Podem ser usados em quase 40 milhões de estabelecimentos, em 190 países;
  • Permitem saques em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos ao redor do mundo.

É importante destacar que, fora do Brasil, é preciso procurar pelas bandeiras parceiras da Elo no exterior. Isto é, Diners Club e Discover para compras, Pulse e Discover para saques nos Estados Unidos, Canadá, México e Caribe, e caixas Diners Club para saques no resto do mundo, incluindo países da América do Sul e da Europa.

 

Conheça as vantagens de ter um cartão de crédito Elo

Ampliar sua rede de aceitação foi um fator decisivo para tornar cartões Elo mais atraentes, mas não o único. Em busca de novos clientes, a bandeira também tem se dedicado a proporcionar benefícios bem interessantes e, muitas vezes, exclusivos. Listamos alguns dos principais na tabela a seguir:

Benefício Como funciona Categorias que oferecem Exclusividade Elo?
Seguro viagem Oferece indenização, reembolso ou prestação de serviço em caso de despesas médicas e hospitalares, despesas odontológicas, atraso ou cancelamento de voo e extravio de bagagem em viagens com passagem aérea, marítima ou terrestre pagas com o cartão Elo.
  • Elo Nanquim Diners Club
  • Elo Nanquim
  • Elo Grafite
Não, porém possui diferenciais como cobertura para todas as pessoas com passagens pagas com o cartão, independente de parentesco. Não há limite para o número de passagens.
Wi-fi grátis Acesso à internet wi-fi em 65 milhões de pontos, em mais de 180 países ao redor do mundo.
  • Elo Nanquim Diners Club
  • Elo Nanquim
  • Elo Grafite
  • Elo Mais
Não, Mastercard também oferece, mas somente para clientes Black. Já na Elo, ele é válido para categorias mais acessíveis, a partir do Elo Mais (equivalente ao Gold).
Transfer Aeroporto Oferece até 2 vouchers de R$ 150 por ano, para serem usados no traslado ao aeroporto nas cidades de São Paulo, Santos, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.
  • Elo Nanquim Diners Club
Sim
Salas VIP em aeroportos Acesso gratuito às salas VIP da rede Lounge Key. Benefício ilimitado para clientes Elo Nanquim Diners Club ou limitado a 2 acessos por viagem, por passageiro, para clientes Elo Nanquim.
  • Elo Nanquim Diners Club
  • Elo Nanquim

*Clientes Elo Grafite têm adesão gratuita ao programa Lounge Key, mas devem pagar a taxa de entrada.

Em parte. Tanto Visa quanto Mastercard também dão a seus clientes Infinite e Black adesão gratuita ao programa. No entanto, a Elo é a única a oferecer visitas de cortesia por conta própria. Nas demais bandeiras, isso depende do emissor.
Pontuação turbinada Pontos a mais por compra em relação a outros cartões de mesma categoria, para serem gastos no programa de recompensas do emissor.
  • Elo Nanquim Diners Club
  • Elo Nanquim
  • Elo Grafite
  • Elo Mais
Em parte. Outros cartões — principalmente os de categoria Premium — trabalham com aceleradores de pontos ou pontuação turbinada. No entanto, isso costuma ser oferecido pelo emissor, não pela bandeira.
Seguro proteção de compras Indenização de até R$ 5 mil em caso de roubo, furto ou danos por acidente ocorridos até 45 dias após a compra, para produtos adquiridos com o cartão Elo.
  • Elo Nanquim Diners Club
  • Elo Nanquim
  • Elo Grafite
Não
Seguro garantia estentida original Estende em até 12 meses a garantia original do fabricante para produtos adquiridos com o cartão Elo.
  • Elo Nanquim
  • Elo Grafite
Não
Assistência residencial Oferece serviços de encanador, chaveiro e eletricista 24 horas, apenas para resolução de problemas emergenciais.
  • Elo Nanquim
  • Elo Grafite
  • Elo Mais
Em parte. Outros cartões possuem o benefício, mas, em geral, ele é oferecido pelo emissor e não pela bandeira.
Assistência automóvel Oferece serviços de socorro mecânico, troca de pneu, reboque por quebra ou acidente e chaveiro 24 horas, apenas para resolução de problemas emergenciais.
  • Elo Grafite
  • Elo Mais
Em parte. Outros cartões possuem o benefício, mas, em geral, ele é oferecido pelo emissor e não pela bandeira.
*Consulte os termos e condições de cada benefício no site da Elo e junto ao emissor.

 

Clientes Elo também têm acesso a ofertas exclusivas no Brasil e no exterior, assim como participam de sorteios periódicos para receber prêmios em produtos ou em dinheiro.

Por outro lado, a bandeira não trabalha com algumas vantagens oferecidas por Visa e Mastercard, como seguro de proteção de preço, seguro para veículos de locadora e serviço de concierge 24 horas. Na hora de escolher, considere os benefícios que mais usa e faça as contas para ver qual é mais vantajoso e combina mais com seu perfil.

 

Como pedir um cartão de crédito da bandeira Elo


Na CartãoJá você faz o pedido pelo próprio celular. Foto: Saulo Mohana/Unsplash

No portal da bandeira, é possível encontrar todas as informações a respeito dos benefícios. No entanto, para quem ficou interessado em ter um cartão Elo, o pedido pode ser feito por meio de um dos emissores, isto é, Bradesco, Banco do Brasil ou Caixa.

Lembrando que fatores como anuidade, renda mínima necessária e algumas vantagens mudam de um administrador para outro. Por isso, o único jeito de fazer a melhor escolha é comparar. A boa notícia é que aqui na CartãoJá nós facilitamos a tarefa para você, apresentando as informações dos principais cartões em um único lugar. Continue explorando nossa plataforma e faça seu pedido!