Como funciona o programa Mastercard Surpreenda

Nem sempre é preciso pagar anuidade para juntar pontos no cartão de crédito. Clientes Mastercard, por exemplo, têm acesso gratuito ao programa Mastercard Surpreenda. Contamos como o benefício funciona.

De maneira geral, cartões de crédito trabalham com benefícios oferecidos tanto pelo emissor quanto pela bandeira. Enquanto o primeiro costuma ser responsável pelos programas de recompensas, normalmente é a bandeira que dá vantagens como seguros e outras proteções, dependendo da categoria do cartão. Mas e se a gente te dissesse que algumas bandeiras também dão acesso gratuito a programas de pontuação exclusivo?

Independente de o cartão ser Classic, Gold, Platinum ou Black, clientes Mastercard podem participar, sem nenhum custo adicional, do Mastercard Surpreenda. Válido também para cartões de débito e pré-pagos, o programa trabalha com o sistema “compre 1 e leve 2” em empresas parceiras. Entre as opções de resgate estão desde ingressos para cinema até pacotes de viagem. Contamos direitinho como aproveitar o benefício

 

O que é e como funciona o Mastercard Surpreenda

O Mastercard Surpreenda é um benefício exclusivo para clientes de cartões com bandeira Mastercard. Apesar de ser considerado um programa de recompensas, seu funcionamento é um pouquinho diferente: em vez de resgatar seus pontos diretamente em produtos ou serviços, você faz a troca por um voucher. Com ele, na compra de 1 produto em empresas parceiras, você leva o segundo gratuitamente.

Quanto à pontuação, é importante destacar que ela também é bem diferente do habitual. Isso porque, enquanto em outros programas de recompensa ela é feita com base em cada dólar gasto, no Mastercard Surpreenda, você recebe 1 ponto para cada transação feita com o cartão. Ou seja: não importa se a compra foi de R$ 1 ou R$ 1 milhão, o que conta é quantas vezes você passa o cartão para pagar suas despesas.

A partir de 10 pontos acumulados já é possível fazer o resgate por um voucher. As ofertas e parcerias mudam de tempos em tempos, mas costumam estar entre as opções: restaurantes, lojas físicas e online, além de experiências, como ingressos para cinema, shows, teatros e outras atrações. Lembrando que a pontuação e os resgates realizados no Mastercard Surpreenda não interferem em programas de recompensas do emissor do cartão.

 

Quem pode participar


Todos os clientes Mastercard têm acesso ao benefício. Basta se cadastrar. Foto: Franco Figueroa/Unsplash

Todos os portadores — titulares ou adicionais — de cartões Mastercard emitidos no Brasil têm acesso ao programa de recompensas. Isso vale para cartões de crédito, de débito ou pré-pagos, sejam eles pessoais, corporativos ou empresariais. O benefício é válido, independentemente da categoria do cartão. No entanto, clientes Platinum e Black podem ter acesso a vantagens e ofertas especiais, como participação no Surpreenda Restaurantes, que dá o segundo prato gratuito em restaurantes de diversas cidades brasileiras.

Ah! Vale destacar que, apesar de gratuita, a inclusão no programa não é feita de maneira automática. Para participar, entre no site do Mastercard Surpreenda e faça seu cadastro. Para isso, você deverá informar alguns dados, como nome, sobrenome, CEP, CPF, além do número do seu cartão com a bandeira. Aliás, é possível cadastrar quantos cartões você quiser!

4 dicas para aproveitar melhor o Mastercard Surpreenda

Embora não permita a troca de pontos por passagens aéreas — uma das vantagens mais cobiçadas em programas de recompensas —, o Mastercard Surpreenda pode ser muito vantajoso. Afinal, além de ser completamente gratuito, é capaz de gerar uma bela economia no dia a dia, especialmente para quem costuma estar sempre acompanhado. A seguir, separamos algumas dicas para aproveitar ao máximo o benefício.

Fique atento aos pontos

Ainda mais para quem usa o cartão com frequência para fazer seus pagamentos, não precisa ter dó de trocar a pontuação por vouchers. Isso porque cada ponto tem validade de 2 anos, a partir da data em que foi concedido. Confira sempre seu extrato na aba “Meus pontos” para não desperdiçar o que já acumulou.

Leia as regras com cuidado para não ter surpresas

Além dos termos e condições gerais do programa, cada parceiro tem suas próprias regras. Por exemplo: no caso dos restaurantes, eles podem determinar sobre a necessidade de reserva antecipada, se a promoção é válida em qualquer dia da semana e a quais pratos ela se aplica. Uma regra válida em todos os parceiros é que o pagamento deve, obrigatoriamente, ser feito com um cartão de bandeira Mastercard.

Confira as parcerias com frequência

Embora algumas parcerias sejam duradouras, elas não permanecem sempre as mesmas. Por isso, dê uma olhada no site de vez em quando para ver as novidades e aproveitar. Ainda mais para quem gosta de frequentar grandes eventos, pode valer bastante a pena. Já aconteceu, por exemplo, de o programa liberar vouchers para festivais, como o Lollapalooza.

 

Respeite a utilização do voucher

Cada voucher emitido tem um prazo ou uma data certa para utilização, dependendo das regras do parceiro. Programe-se para não perder esse prazo! Os pontos gastos com vouchers não utilizados não são reembolsados.

Agora que você já sabe mais sobre como funciona o Mastercard Surpreenda, cadastre seu cartão no programa. Ou, se você ainda não tem cartão de crédito, continue explorando nossa plataforma para encontrar a melhor opção e saber mais sobre os benefícios.