É seguro fazer compras online com o cartão? 5 dicas para se dar bem

Receber e desbloquear um cartão de crédito pela primeira vez abre um mundo de possibilidades ao consumidor. Ainda mais se for um cartão internacional, com ele é possível fazer compras em lojas onde, muitas vezes, seria difícil comprar pessoalmente. Sem contar a infinidade de lojas virtuais e de serviços que dependem do cartão para pagamento das despesas, como eBay, AirBnB, Netflix, Spotify, entre outros.

No entanto, se você é do tipo que se considera azarado e morre de medo de cair em fraudes, já deve ter se perguntado se é realmente seguro fazer compras online com o seu cartão de crédito. Para quem vive esse dilema — a vontade de comprar algo versus o medo de sofrer um golpe —, a boa notícia é que, apesar das ameaças virtuais, compras online no cartão também contam com vantagens bem interessantes, como direito de arrependimento em até 7 dias e auxílio de intermediadoras, em caso de não recebimento ou problemas com o produto.

 

Afinal, como funciona uma transação não presencial?

Comprar com cartão na internet é seguro?
Foto: Victoria Heath/Unsplash

Na prática, todo mundo sabe como funcionam os pagamentos com cartão de crédito. Em compras presenciais, basta inserir o cartão na maquininha, conferir o valor e digitar a senha. Já nas compras online, é necessário digitar os dados do cartão — nome do titular, número, data de validade e código de segurança — no site do prestador. Mas, pouca gente sabe como essas informações são processadas para concluir o pagamento.

Quando colocamos um produto no carrinho, e digitamos os dados do cartão para concluir o pagamento, essas informações são passadas adiante por meio de um de um gateway de pagamento. Apesar do nome estranho, esse gateway nada mais é que um canal de comunicação entre a loja virtual e o adquirente, isto é, a empresa responsável por levar as informações à bandeira e ao emissor. Cabe ao adquirente verificar junto à instituição financeira fatores como limite disponível e hábitos de consumo — bloqueando, por exemplo, uma compra fora dos padrões. Com base nessas informações, a compra é liberada e o pagamento é processado.

Outro elemento importante nas compras online são os sistemas antifraude. Eles cumprem o papel de analisar os riscos de uma transação. Para isso, verificam dados como endereço de IP informações geográficas do comprador. Alguns antifraudes mais modernos analisam até mesmo dados como origem da visita, digitação de dados (se foram copiados e colados), entre outros.

 

5 dicas para se dar bem nas compras pela internet

5 dicas para comprar pela internet
Foto: Brooke Cagle/Unsplash

Agora que você já sabe como funciona uma compra online com o cartão, é hora de saber o que fazer para não entrar em fria, e também para aproveitar ao máximo as vantagens de fazer compras pela internet. Para isso, separamos algumas dicas.

1. Busque referências da loja virtual

Nem sempre o problema das compras online são as fraudes ou ameaças virtuais. Casos de clientes que compraram em uma loja, mas tiveram que entrar no Procon ou na justiça para receber o produto adquirido infelizmente são comuns. Para não ser pego de surpresa, antes de comprar qualquer produto pela internet, busque informações sobre a reputação de empresas em sites como ReclameAqui e Ebit. Além de terem poucas reclamações, empresas confiáveis são aquelas que respondem e encontram soluções para seus clientes com agilidade.

2. Observe se o site é seguro

Manter seu dispositivo livre de vírus e malwares é importante. Mas, também é responsabilidade do e-commerce garantir um ambiente seguro para o tráfego de informações em sua plataforma. Uma das principais maneiras de fazer isso é com o uso de protocolo HTTPS e camadas de segurança do tipo TLS. Termos técnicos à parte, essas ferramentas servem para criptografar as informações digitadas pelo cliente no site, tornando mais difícil que terceiros tenham acesso a elas. Para saber se um site usa essa tecnologia é fácil: basta observar se o endereço dele começa com HTTPS e se há um pequeno cadeado verde na barra, antes do endereço.

3. Nunca forneça a senha do cartão

Diferente do que ocorre com as compras presenciais, onde a digitação correta da senha é uma das garantias da venda no cartão, nas compras online essa informação nunca é solicitada. Em vez disso, as empresas utilizam outros dados, como CPF e endereço — além dos dados do cartão e da já mencionada análise antifraude — para fazer a verificação. Se no momento de fechar a compra, um site pedir a senha do cartão, não pense duas vezes: fuja!

4. Prefira pagamentos por intermediadoras que garantem sua compra

A informação é capaz de surpreender muitas pessoas. Mas, acredite! Nas compras online, usar cartão de crédito no pagamento é mais seguro que pagar por meio de boleto. Um dos motivos para isso é que, muitas vezes, o pagamento no cartão é feito por meio de intermediadoras que garantem sua compra. Em caso de problemas ou do não recebimento de produtos, você pode acioná-las para pressionar o vendedor ou mesmo receber seu dinheiro de volta. Para isso, fique atento aos prazos para abertura de “disputas” e, de preferência, procure guardar todas as informações trocadas com a loja ou vendedor.

5. Conheça seus direitos como consumidor

Outro motivo pelo qual é mais seguro fazer pagamentos no cartão na hora de comprar pela internet é que, em caso de fraudes, o estabelecimento e o emissor devem arcar com os custos. Isso, porque, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, eles são os responsáveis por garantir um ambiente seguro para as transações financeiras feitas com o cartão. Independentemente da forma de pagamento, em caso de arrependimento, consumidores têm até 7 dias após o recebimento do produto para avisar a empresa sobre a devolução. Não é preciso dar justificativas! Segundo o Procon, a empresa também é responsável por devolver o valor do frete e arcar com os gastos do retorno do produto ao remetente.

Como dica bônus, se você estiver seguro em relação às loja virtual, mas ainda com medo de ter seus dados clonados, uma opção é pedir a liberação de um cartão de crédito virtual.

 

Disponível para os cartões dos principais bancos, esse tipo de cartão tem dados temporários, podendo ser usados, geralmente, em um número limitado de compras e em até, no máximo, 48 horas.

Ficou animado para fazer compras online com o cartão de crédito? Aproveite que você está na CartãoJá e veja as opções com vantagens nesse tipo de compra. É possível ganhar desde descontos até mais pontos no programa de recompensas do emissor.

Escolha aqui o seu cartão