Garantia estendida: como usar e quais cartões de crédito oferecem


Vai comprar uma televisão ou geladeira nova? Na hora de escolher a forma de pagamento, não leve em conta apenas o desconto à vista ou os pontos que vai acumular. Optar por um cartão de crédito com benefício de garantia estendida também pode ser vantajoso para economizar e evitar dores de cabeça com a assistência técnica.

Em geral, as compras de eletrônicos e de eletroeletrônicos são assim: depois de avaliar bem os produtos da categoria, de estudar seu orçamento e de fazer a comparação de preços, você finalmente decide que vai levar pra casa.

Até aí, está tudo conforme o planejado! Eis que chega o derradeiro momento do fechamento da compra, e o vendedor ou o site fazem a pergunta: gostaria de acrescentar a garantia estendida por um preço adicional?

Nessas horas, qualquer um fica balançado. Afinal, “com a nossa sorte”, pensamos, é bem capaz de o produto pifar no mês seguinte ao término da garantia. Mas calma! Antes de se entregar ao pessimismo, saiba que alguns cartões oferecem esse mesmo serviço para quem faz o pagamento com eles.

Ainda pouco conhecido, o benefício chega a dar até 1 ano além da garantia original emitida pelo fabricante. Então, quando estiver avaliando cartões de crédito que oferecem essa vantagem, fique atento às condições para tomar a melhor decisão e evitar surpresas.

O que é e como funciona a garantia estendida?


Como o próprio nome sugere, a garantia estendida do cartão de crédito serve para dobrar e/ou estender em até 1 ano, que é dever do fabricante previsto em lei. Em outras palavras, desde que a compra esteja coberta, a garantia terá as mesmas condições do documento emitido pelo fornecedor.

Quer um exemplo? Se a garantia do fabricante prevê a troca em caso de defeito, o benefício do cartão fará o mesmo. Mas, para isso, é preciso que o produto tenha garantia mínima de 3 meses e que o valor da troca ou reparo esteja dentro dos limites previstos em contrato. Em geral, a cobertura varia de US$ 200 a US$ 2.500 por incidente, dependendo da bandeira e do tipo de cartão.

Ah! Muito importante destacar que o benefício funciona, principalmente, por meio de reembolsos. Mesmo assim, caso uma compra coberta pelo benefício dê defeito após o término da garantia original, entre em contato com a seguradora do cartão para receber orientações de como fazer.


Quais cartões de crédito oferecem a garantia estendida


Enquanto os programas de recompensa e de ofertas estão cada vez mais comuns nos cartões básicos, a garantia estendida ainda é um benefício exclusivo de alguns cartões das categorias Gold, Platinum e Premium.

Confira abaixo uma lista com os principais cartões a oferecerem o benefício, independentemente do emissor:
  • Visa Gold
  • Visa Platinum
  • Visa Infinite
  • Mastercard Gold
  • Mastercard Black
  • American Express

*Atenção! O Mastercard Platinum não possui o benefício!

Em tempo, se você tem mais de um cartão com garantia estendida, dê uma olhada no guia de benefícios de cada um antes de fechar a sua compra. Isso porque os valores da cobertura variam de acordo com a bandeira e com a categoria do cartão.


Atenção às condições e restrições!


Se, para ser válida, a garantia estendida exige que o produto tenha sido pago integralmente com determinado cartão de crédito, isso significa que todas as compras feitas com ele estão asseguradas? É o que você pode estar se perguntando.

Não é bem assim. Além da forma de pagamento, a cobertura dos produtos depende de uma série de outros fatores que devem ser analisados pelo consumidor. A seguir, conheça as principais condições estabelecidas pelas bandeiras de cartão:
  • Nem todos os produtos estão cobertos pelo benefício! Em geral, a cláusula inclui apenas eletrônicos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Ficam de fora itens raros ou personalizados, veículos motorizados, imóveis, produtos perecíveis, etc.;
  • É preciso que o bem adquirido tenha uma garantia do fabricante de, no mínimo, 3 meses e, no máximo, 3 anos. No caso das garantias mais longas, tenha em mente que a garantia do cartão acrescenta somente até um ano de cobertura adicional;
  • A garantia do fornecedor deve ser válida e detalhada, contendo informações sobre abrangência e período de cobertura, e sobre a rede de assistência autorizada;
  • No momento da compra do produto, o cliente deverá estar em dia com o pagamento das faturas do cartão.

Lembrando que essas são apenas algumas condições gerais. Além delas, podem existir outras, como um valor mínimo para o produto ou se ele pode ou não ter sido comprado fora do Brasil. Não deixe de conferir as informações específicas do seu cartão!


Como acionar o benefício da garantia estendida


Vamos lá: você comprou um celular novo com um cartão de crédito que oferece a garantia estendida. Nesse caso, a primeira coisa a fazer é entrar no portal de benefícios do seu cartão e solicitar a emissão do Bilhete de Seguro. Isso, sempre antes do término do prazo da garantia original do fabricante.

Supondo que o celular tenha a garantia de um ano, qualquer problema que ele apresentar nesse período ficará a cargo do próprio fabricante. O benefício do cartão só passa a valer após o término tanto dessa garantia quanto de possíveis garantias adicionais contratadas com o fornecedor.

O celular apresentou problema depois do prazo das garantias do fabricante e da loja? Aí sim, é hora de acionar a seguradora do cartão de crédito. Em geral, as bandeiras permitem fazer isso por telefone ou pela internet, no portal de benefícios. Seja como for, você deverá ter em mãos os seguintes documentos:
  • Formulário de reivindicação preenchido
  • Bilhete de seguro
  • Nota fiscal da compra
  • Cópia da fatura correspondente, comprovando a compra com o cartão
  • Cópia da garantia original do fabricante
  • Cópia da garantia adicional, caso contratada

Note que, na maior parte dos casos, você deverá arcar com os custos de reparo inicialmente. Mas, como dito antes, as seguradoras recomendam entrar em contato com elas antes mesmo de você se dirigir à assistência técnica.


Vale a pena utilizar a garantia estendida do cartão?


Contratar uma garantia estendida por conta própria é sempre um tiro no escuro. Se o produto apresentar algum problema grave, você saiu no lucro. Já se nada acontecer, a sensação de dinheiro jogado fora é inevitável.

Por isso, se você já tem um cartão com o benefício, tem mais é que utilizá-lo! No entanto, na hora de dispensar a garantia adicional, vale comparar valores. No caso de produtos muito caros, alguns cartões do tipo gold podem não cobrir a substituição do equipamento, caso necessário. Fique atento e boas compras!