O que significa cobertura cambial?


Além de compras no exterior, há a possibilidade de sacar moeda estrangeira com cartões de crédito. Para cada uma dessas transações, vale destacar que o Imposto sobre Operações FInanceiras (IOF), ou seja, 6,38% será cobrado sobre o valor retirado.

Fique atento: muitos emissores de cartão têm uma taxa fixa ou percentual por saque em espécie no exterior, o que pode sair bem caro dependendo da quantidade de dinheiro. Há também bancos que possuem terminais ou agências em outros países, por isso não cobram taxas como essas. Mais um motivo para comparar e escolher a melhor opção: o cartão de crédito de uma dessas instituições, por exemplo, pode ser vantajoso para quem faz viagens internacionais com frequência.

É muito importante observar ainda o dólar apresentado na fatura porque, nem sempre, os bancos cobram exatamente o valor do dólar comercial. Pode existir uma margem considerável de diferença entre um e outro: enquanto alguns ficam próximos da cotação divulgada na mídia, outros acabam cobrando bem mais.

Compare antes de escolher seu cartão de crédito e otimize o uso dele!