Qual é a diferença entre cartões de débito e cartões de crédito?

É deixar claro que todo serviço financeiro, tanto a função débito quanto crédito estão sujeitas à cobrança de tarifa. No crédito, a tarifa mais comum é a anuidade — que, não necessariamente, é obrigatória, há a possibilidade de negociá-la e até opções de cartão que têm anuidade grátis.
Cartão de débito

Com o cartão de débito, os valores das operações são descontados da conta corrente do titular no momento em que são efetuadas. Assim, só será possível utilizá-lo, se na hora da compra, houver saldo suficiente para realizá-la.

É a solução mais simples para garantir segurança e grana no bolso sem dinheiro vivo na carteira. Importante: nesse caso, é obrigatório ter uma conta bancária.


Cartão de crédito

Já o cartão de crédito reúne em uma fatura todas as compras realizadas em um determinado período — normalmente, 40 dias —, que serão pagas de uma só vez. Ou seja, você pode fazer todas suas compras utilizando um cartão de crédito e ter até 40 dias para pagar sem nenhum custo extra.

Ao pagar o valor total da fatura, os juros não são descontados. Porém, a escolha pelo parcelamento da conta deve ser planejada e consciente de que haverá cobrança de juros e IOF.